Ao procurar a palavra economizar na busca do Google, já temos de imediato sugestões de economia de bateria em aparelhos celulares, em especial smartphones com Android. Isso porque um dos grandes problemas desses aparelhos é manter a carga da bateria, principalmente quando aproveitamos seus recursos de conectividade e interatividade.
Mas será que o consumo de bateria está diretamente ligado à utilização real do aparelho?
Abaixo temos o indicador de consumo do meu Galaxy S3 que passou 1 dia, 12 horas e 44 minutos na bateria.
Observando essa imagem temos algumas conclusões:
- O meu maior consumidor de bateria foi a tela, mas o que eu estava fazendo com o celular para a tela consumir tanto assim?
- O próprio sistema operacional consumiu mais bateria do que qualquer outro aplicativo, o que "ele" estava fazendo?
- Será que esse indicador nos ajuda a identificar o que realmente consumiu bateria do aparelho?
Vou sugerir dois aplicativos que podem ajudar a identificar os vilões de consumo de bateria, demonstrando o que está fazendo enquanto a tela está ligada e quais aplicativos estão em execução em segundo plano, consumindo recursos e bateria sem que você saiba.
1) Tô Ligado - Tempo de Tela:
Download na Google Play: clique aqui
O Tô Ligado foi criado para monitorar quantas vezes a tela do aparelho foi ligada durante o dia, semana ou mês, além de contabilizar o tempo gasto por cada aplicativo enquanto a tela está ligada. Como o indicador de bateria contabiliza o consumo de tela de uma forma genérica, o Tô Ligado foi feito para detalhar o tempo gasto e com isso você terá uma ideia de como está utilizando seu aparelho. Temos uma imagem do Tô Ligado que detalha o tempo que fiquei com a tela do meu aparelho ligada no mesmo período que o indicador de bateria acima.
![]() |
Aplicativos mais utilizados |
![]() |
Categorias mais utilizadas |
Com o Tô Ligado temos as seguintes conclusões:
- O software do telefone foi o maior consumidor de tempo no meu dia.
- A Pesquisa do Google é a minha tela principal, pois instalei o Google Now como launcher no lugar to TouchWiz da Samsung e como minha tela leva 2 minutos para apagar, ele tem consumido bastante tempo.
- Minha distribuição de tempo nos aplicativos está boa, gastos em comunicação com o Whatsapp, e-mail e Hangout e leitura de artigos no Feedly.
- Minha tela ficou com a culpa do consumo, mas vejam que aplicativos como o Feedly e o Whatsapp ficaram com boa parte da atenção nesse período e isso realmente precisa que a tela fique ligada, não tem outro jeito.
2) Wakelock Detector:
Download no Google Play: clique aqui
Primeiramente, o que vem a ser o wakelock?
É uma funcionalidade do Sistema Android que permite que um aplicativo gerencie os recursos de consumo de energia do seu dispositivo. Resumindo, é um recurso que mantém um aplicativo "acordado" em execução sem que o sistema o desligue sozinho como faz naturalmente. O wakelock pode ser obtido para manipular recursos distintos:
- Manter a CPU ativada mesmo com a tela apagada;
- Impedir que a tela escureça;
- Impedir que a tela desligue por completo;
- Impedir que a luz de fundo do teclado se apague;
- Impedir que o receptor de wi-fi seja desligado;
O Wakelock Detector mostra quantas vezes um aplicativo requisitou o recurso de wakelock ao sistema e por quanto tempo ele ficou consumindo esses recursos em segundo plano.
E o que consome mais bateria? Número de requisições de wakelock ou tempo de execução?
Os maiores vilões de consumo são os aplicativos que ficam por mais tempo em execução em segundo plano, pois muitos fazem a requisição para "acordar" mas não fazem processamentos pesados, assim não geram consumo de bateria. Temos uma imagem do Wakelock Detector que detalha os aplicativos que ficaram em segundo plano no mesmo período que o indicador de bateria acima.
Com o Wakelock Detector temos as seguintes conclusões:
E o que consome mais bateria? Número de requisições de wakelock ou tempo de execução?
Os maiores vilões de consumo são os aplicativos que ficam por mais tempo em execução em segundo plano, pois muitos fazem a requisição para "acordar" mas não fazem processamentos pesados, assim não geram consumo de bateria. Temos uma imagem do Wakelock Detector que detalha os aplicativos que ficaram em segundo plano no mesmo período que o indicador de bateria acima.
- O aplicativo Pesquisa do Google que é o Google Now integrado ao meu launcher é o maior consumidor de tempo do meu sistema, provavelmente porque ele realiza conexões de internet várias vezes para consultar informações e enviar informações.
- O Google+ realizou poucas requisições, mas quando fez consumiu um bom tempo de processamento e com isso bateria. Observem que no Tô Ligado eu nem abri o Google+, ou seja, ele ficou fazendo "coisas" em segundo plano e eu nem usei.
- O Samsung Push Service que é o serviço de notificações da Samsung realizou muitas requisições para "acordar" mas consumiu pouco tempo. Está ai outro aplicativo que não consigo desativar e não uso para nada.
- Nos demais aplicativos o consumo de tempo foi pouco mas devemos ficar atentos, principalmente quando a conexão com a internet fica oscilando.
3) Conclusão:
O consumo de bateria depende muito do perfil de uso do aparelho, mas ferramentas como o Tô Ligado e o Wacklock Detector são muito uteis para descobrirmos se existe algo que pode ajudar a diminuir esse consumo. Esses dois aplicativos não consomem recursos para realizar suas atividades, sendo assim pode instalá-los sem preocupação.
Qualquer duvida ou sugestão sobre o assunto estou a disposição.
Abraço e obrigado.
Comentários
Postar um comentário