Pular para o conteúdo principal

Configurando uma impressora Ricoh Aficio no Ubuntu Linux

As impressoras multifuncionais da Ricoh estão muito difundidas nas empresas e a configuração das mesmas para usuários do Ubuntu Linux pode até ser simples, graças ao assistente de impressão, mas as coisas podem não funcionar como esperado. A partir do Ubuntu 11.04 o sistema já vem com drivers para a Ricoh Aficio, mas ao instalar o modelo Ricoh-Aficio MP 161 a impressora não parava de expelir papel ao mandar uma impressão. No Ubuntu 13.04 a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com os drivers nativos, mas o modelo MP 201 não funcionou corretamente.

O objetivo desse tutorial é configurar um driver funcional para uma impressora Ricoh-Aficio, mesmo uma mais sofisticadas como a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com esse procedimento no Ubuntu Linux ou Mint. Faça esse procedimento e de seu feedback se funcionou para o seu modelo.

INSTALANDO A IMPRESSORA:

Vamos executar o seguinte comando pelo terminal (Ctrl+Alt+T):

$ sudo system-config-printer

Será solicitado a senha do usuário para abrir a tela de configuração da impressora vista abaixo:


Clique em adicionar para que a tela de Nova impressora seja exibida. Certifique-se que a impressora já está na rede e configurada para que a mesma seja encontrada automaticamente. No meu caso estou configurando uma Ricoh-Aficio 2035e, mas já configurei uma Ricoh-Aficio MP 161 e a MP 201.


Escolha a impressora de rede na lista apresentada e clique em Avançar. Nesse ponto você pode ser direcionado para duas telas diferentes.

Se já tiver o driver Ricoh instalado no seu sistema, a tela abaixo será exibida para instalação de acessórios presentes na sua impressora, veja que a 2035e tem vários recursos. Eu particularmente não instalo nada disso, pois a cada ocorrência de falta de papel nas bandejas eu vou ser avisado e não quero isso.


Caso não haja nenhum driver a seguinte tela será exibida e o download será feito em background. Após clicar em avançar será direcionado a tela acima, lembrando que a lista de recursos pode ser diferente, exibindo bem menos recursos. Normalmente apenas um: "Option Tray".


Após clicar em avançar verá uma tela onde poderá descrever as informações da impressora que irá ajudá-lo a identificá-la na seleção de impressão. Isso é muito útil quando tem muitas impressoras na empresa, pois saberá exatamente onde está o equipamento selecionado. Após escolher o nome a descrição e a localização clique em Aplicar.

Será exibida a mensagem perguntando se gostaria de imprimir uma pagina de teste. Selecionando a página de testes verifique se a impressão foi bem sucedida. Caso a impressão não funcione ou a impressora comece a "cuspir" papel sem parar, isso indica que o driver esta com problemas ou errado. 



CONFIGURANDO UM DRIVER RICOH MANUALMENTE

Na lista de impressoras será exibido o novo equipamento recém instalado. Vamos agora configurar o driver manualmente. Clique com o botão direito do mouse na impressora que vamos configurar, no meu caso coloquei o nome apenas como Ricoh-Aficio. 


Selecionando no menu a opção Propriedades veremos a tela de Configuração, onde vamos clicar em Alterar no item Fabricante e Modelo.


Na escolha do driver, vamos na segunda opção, fornecer arquivo PPD que pode ser baixado aqui. Selecione o arquivo que acabou de fazer o download e clique em avançar. Na tela de alteração de driver, eu escolhi a segunda opção que é "Tente copiar as opções definidas sobre o PPD antigo." Clique em avançar e depois aplicar.



Pronto, agora envie uma página de testes para verificar se tudo está funcionando de acordo com o esperado.

Não deixe de contribuir com seus comentários. Acesse meu Twitter para acompanhar atualizações do Blog.

Abraço e obrigado.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server

Fala galera, mais uma super dica de segurança em servidores Linux com Ubuntu Server 18.04 .  Esse servidor é muito versátil para hospedar serviços web, mas quando está em IP público, fatalmente será bombardeado por bots na tentativa de invasão. Uma das principais portas de entrada para isso é a porta 22 usada para acesso SSH. Como trocar a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server? Vamos editar o arquivo de configuração do SSH usando o comando abaixo: # sudo nano /etc/ssh/sshd_config No arquivo sshd_config, localize a configuração #Port 22 (# quer dizer que está comentada). Retire o # e troque o valor 22 por um outro valor da sua escolha, no meu caso coloquei 21022. Salve o arquivo modificado. Vamos reiniciar o serviço do SSH usando o comando abaixo: # sudo /etc/init.d/ssh restart Como garantir que o serviço SSH está rodando na nova porta? Se você desconectar e a porta não for mais a que você espera, perderá totalmente o acesso ao servidor, sendo as

Corrigindo erro ao configurar a conexão OpenVPN no Ubuntu 16.04

Para acessar servidores com maior segurança através de conexões de internet, a melhor opção continua sendo utilizar um servidor OpenVPN . O servidor OpenVPN pode ser instalado em diversos sistemas operacionais gratuitamente, criando assim uma rede virtual entre sua estação de trabalho e o servidor.  Sabendo dessa importância da OpenVPN e a minha necessidade de acessar meus servidores remotos, ao atualizar a minha estação de trabalho para a versão 16.04 do Ubuntu, me deparei com uma mensagem de erro ao configurar uma conexão com um servidor OpenVPN. Nas versões anteriores do Ubuntu, bastava importar o arquivo de configuração gerado pelo servidor OpenVPN e pronto, a conexão já ficava disponível. A mensagem de erro que pode ser vista na figura abaixo: Após um mês do lançamento oficial do Ubuntu 16.04 achei a solução para o problema no fórum AskUbuntu . Seguindo o procedimento abaixo, você poderá importar o arquivo .conf ou .ovpn gerado pelo servidor OpenVPN no s