Pular para o conteúdo principal

Trocando a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server

Fala galera, mais uma super dica de segurança em servidores Linux com Ubuntu Server 18.04

Esse servidor é muito versátil para hospedar serviços web, mas quando está em IP público, fatalmente será bombardeado por bots na tentativa de invasão. Uma das principais portas de entrada para isso é a porta 22 usada para acesso SSH.

Como trocar a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server?

Vamos editar o arquivo de configuração do SSH usando o comando abaixo:

# sudo nano /etc/ssh/sshd_config

No arquivo sshd_config, localize a configuração #Port 22 (# quer dizer que está comentada). Retire o # e troque o valor 22 por um outro valor da sua escolha, no meu caso coloquei 21022. Salve o arquivo modificado.

Vamos reiniciar o serviço do SSH usando o comando abaixo:

# sudo /etc/init.d/ssh restart

Como garantir que o serviço SSH está rodando na nova porta? Se você desconectar e a porta não for mais a que você espera, perderá totalmente o acesso ao servidor, sendo assim vamos verificar a configuração por segurança:

# netstat -an | grep 21022

Teremos o seguinte resultado se tudo estiver bem:
tcp        0      0 0.0.0.0:21022       0.0.0.0:*            LISTEN
tcp6      0      0 :::21022                :::*                    LISTEN

Veja que a porta está disponível tanto para conexão TCPv4 quanto TCPv6. 

Pronto, agora pode conectar usando a nova porta. Se estiver usando um sistema linux para se conectar ao seu servidor, basta usar o comendo abaixo:

# ssh -p 21022 [seu-usuario]@[endereço-do-servidor]

Não se esqueça que para usar o SCP para cópia de arquivos, o parâmetro de senha é "-P". Eu sempre me esqueço que o parâmetro tem que ser em maiúsculo no comando scp.

Créditos para meu amigo Breiner Henrique Silva.

Deixe seus comentários, duvidas ou sugestões.

Abraço.

T+




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrigindo erro ao configurar a conexão OpenVPN no Ubuntu 16.04

Para acessar servidores com maior segurança através de conexões de internet, a melhor opção continua sendo utilizar um servidor OpenVPN . O servidor OpenVPN pode ser instalado em diversos sistemas operacionais gratuitamente, criando assim uma rede virtual entre sua estação de trabalho e o servidor.  Sabendo dessa importância da OpenVPN e a minha necessidade de acessar meus servidores remotos, ao atualizar a minha estação de trabalho para a versão 16.04 do Ubuntu, me deparei com uma mensagem de erro ao configurar uma conexão com um servidor OpenVPN. Nas versões anteriores do Ubuntu, bastava importar o arquivo de configuração gerado pelo servidor OpenVPN e pronto, a conexão já ficava disponível. A mensagem de erro que pode ser vista na figura abaixo: Após um mês do lançamento oficial do Ubuntu 16.04 achei a solução para o problema no fórum AskUbuntu . Seguindo o procedimento abaixo, você poderá importar o arquivo .conf ou .ovpn gerado pelo servidor OpenVPN no s

Configurando uma impressora Ricoh Aficio no Ubuntu Linux

As impressoras multifuncionais da Ricoh estão muito difundidas nas empresas e a configuração das mesmas para usuários do Ubuntu Linux pode até ser simples, graças ao assistente de impressão, mas as coisas podem não funcionar como esperado. A partir do Ubuntu 11.04 o sistema já vem com drivers para a Ricoh Aficio, mas ao instalar o modelo Ricoh-Aficio MP 161 a impressora não parava de expelir papel ao mandar uma impressão. No Ubuntu 13.04 a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com os drivers nativos, mas o modelo MP 201 não funcionou corretamente. O objetivo desse tutorial é configurar um driver funcional para uma impressora Ricoh-Aficio, mesmo uma mais sofisticadas como a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com esse procedimento no Ubuntu Linux ou Mint. Faça esse procedimento e de seu feedback se funcionou para o seu modelo. INSTALANDO A IMPRESSORA: Vamos executar o seguinte comando pelo terminal (Ctrl+Alt+T): $ sudo system-config-printer Será solicitado a senha do usuário para