Pular para o conteúdo principal

O básico da Gerência de Projetos - Planejamento

"Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito." Pitagoras

Esse é o segundo post sobre os grupos de processos do PMBOK. O processo de planejamento é o alicerce para o sucesso do projeto e suas atividades são as mais complexas para uma equipe de software, principalmente pela a ansiedade de partir logo para a execução e criação dos códigos.  Com organização e tempo bem empregados no planejamento vamos atingir o grau de qualidade esperada no produto entregue, atendendo assim as expectativas do cliente.



PLANEJAMENTO:

O planejamento requer organização, tempo e comprometimento da equipe com a qualidade do projeto. Uma forma de economizar tempo e esforço de planejamento é focar nas prioridades do seu projeto,   criando um sequenciamento de trabalho que busque o maior valor agregado do produto a ser entregue. Em projetos de software é comum encontrar a sigla MVP (Mininum Viable Product). O produto mínimo viável traz características que permitam que o mesmo seja lançado ao mercado e nada mais.

Temos como objetivos a serem alcançados no planejamento:
  • Definição de todo o trabalho do projeto;
  • Definição dos pacotes de trabalho e o esforço necessário para o seu desenvolvimento;
  • Definição dos recursos necessários para execução do trabalho;
  • Aprimorar as informações de custos do projeto;
  • Definição do sequenciamento do trabalho;
  • Construir um cronograma mais detalhado das entregas do projeto;
  • Definir um plano de gestão de riscos do projeto;
  • Buscar a aceitação do planejamento junto a equipe de projeto e o cliente.
Pontos de atenção no planejamento:
  • Considere uma margem de erro para seu cronograma e orçamento, pois a unica certeza que temos é que o escopo do projeto poderá e irá mudar.
  • Esteja preparado para lidar com conflitos, pois a equipe ainda está em fase de formação, onde a ansiedade predomina sobre as pessoas. Deixe bem claro o que se espera de cada um, o que deve ser feito por cada papel designado e quais são as regras que devem ser seguidas.
Construindo a Estrutura Analítica do Projeto com técnicas de Mapa Mental:
  • Temos como base para todo o planejamento do projeto a criação da EAP (WBS) - Estrutura Analítica do Projeto, que é decomposição do trabalho em partes terminais, orientadas a entregas. 
  • A partir da EAP torna-se possível a medição do progresso do projeto. 
  • A EAP deve ser simples o suficiente para não se tornar um obstáculo no planejamento.
  • Como técnica para o planejamento do projeto e a criação da EAP temos o Mapa Mental, que aumenta a produtividade, trazendo muitos benefícios. Alguns desses benefícios podem ser vistos no link Planejamento: benefícios e vantagens do mapa mental

FERRAMENTAS:

Para a criação da EAP podemos utilizar uma ferramenta chamada XMind, que possui uma grande flexibilidade na manipulação dos pacotes de trabalho, além de oferecer muitas outras funcionalidades.
  • A organização das informações podem ser feitas através de árvore, mapa mental, organograma e muitos outros;
  • Possui uma gama de exemplos para vários formatos de informações tais como Plano de Projeto, Organograma,  Organização de Reuniões e etc.
  • Possui versões para Windows, Linux e Mac. Com isso sua equipe pode trabalhar em vários sistemas acompanhando a mesma estrutura analítica.


DECLARAÇÃO DE ESCOPO:

Temos abaixo um template de Declaração de Escopo com seus elementos seguindo recomendações do PMBOK 4ª Edição, Apêndice A Tabela A2.

1) Descrição do escopo do produto:
  • Detalhamento das características do produto, serviço ou resultado descritos no Termo de Abertura.
  • Exemplo: Módulos do sistema e suas características, telas de software e etc.
2) Descrição do escopo do projeto:
  • Descrição de tudo o que precisa ser feito para entregar o produto.
3) Entregas do projeto e critérios de aceitação:
  • As entregas incluem tanto as saídas que compõem o produto ou serviço do projeto, como os resultados auxiliares, tais como relatórios e documentação de gerenciamento do projeto.
  • Temos aqui os processos e critérios gerais de aceitação do produto, serviço ou resultado concluídos.
4) Exclusões do escopo:
  • Identifica de modo geral tudo que não será entregue ou executado no projeto. Declarar explicitamente o que está fora do escopo ajuda no gerenciamento das expectativas das partes interessadas (stakeholders).
  • Exemplo: “As Etapas I, II e III não contemplam a substituição do software de protocolo utilizado pelo componente X do sistema.”
5) Restrições do projeto:
  • São fatores que limitam as opções da equipe de gerenciamento do projeto.
  • Exemplo: “Prazo de entrega da Etapa I: 30 dias após a divulgação da licitação." "Prazo de entrega da Etapa II: 30 dias após Prova de Conceito."
6) Premissas do projeto:
  • São fatores que, para fins de planejamento, são considerados como verdadeiros, reais ou certos.
  • Exemplo: “Comprometimento do nível estratégico da instituição; Disponibilidade de um analista sênior para compor a equipe do projeto."
7) Riscos identificados:
  • Riscos relacionados ao ambiente interno da empresa e ambiente externo (cliente).
  • Devemos mapear os riscos, descrever uma resposta caso o risco aconteça e um responsável por monitorar o risco.


Não deixe de contribuir com seus comentários! Siga-me no Twitter e acompanhe atualizações do BLOG.

Abraço e obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server

Fala galera, mais uma super dica de segurança em servidores Linux com Ubuntu Server 18.04 .  Esse servidor é muito versátil para hospedar serviços web, mas quando está em IP público, fatalmente será bombardeado por bots na tentativa de invasão. Uma das principais portas de entrada para isso é a porta 22 usada para acesso SSH. Como trocar a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server? Vamos editar o arquivo de configuração do SSH usando o comando abaixo: # sudo nano /etc/ssh/sshd_config No arquivo sshd_config, localize a configuração #Port 22 (# quer dizer que está comentada). Retire o # e troque o valor 22 por um outro valor da sua escolha, no meu caso coloquei 21022. Salve o arquivo modificado. Vamos reiniciar o serviço do SSH usando o comando abaixo: # sudo /etc/init.d/ssh restart Como garantir que o serviço SSH está rodando na nova porta? Se você desconectar e a porta não for mais a que você espera, perderá totalmente o acesso ao servidor, sendo as

Corrigindo erro ao configurar a conexão OpenVPN no Ubuntu 16.04

Para acessar servidores com maior segurança através de conexões de internet, a melhor opção continua sendo utilizar um servidor OpenVPN . O servidor OpenVPN pode ser instalado em diversos sistemas operacionais gratuitamente, criando assim uma rede virtual entre sua estação de trabalho e o servidor.  Sabendo dessa importância da OpenVPN e a minha necessidade de acessar meus servidores remotos, ao atualizar a minha estação de trabalho para a versão 16.04 do Ubuntu, me deparei com uma mensagem de erro ao configurar uma conexão com um servidor OpenVPN. Nas versões anteriores do Ubuntu, bastava importar o arquivo de configuração gerado pelo servidor OpenVPN e pronto, a conexão já ficava disponível. A mensagem de erro que pode ser vista na figura abaixo: Após um mês do lançamento oficial do Ubuntu 16.04 achei a solução para o problema no fórum AskUbuntu . Seguindo o procedimento abaixo, você poderá importar o arquivo .conf ou .ovpn gerado pelo servidor OpenVPN no s

Configurando uma impressora Ricoh Aficio no Ubuntu Linux

As impressoras multifuncionais da Ricoh estão muito difundidas nas empresas e a configuração das mesmas para usuários do Ubuntu Linux pode até ser simples, graças ao assistente de impressão, mas as coisas podem não funcionar como esperado. A partir do Ubuntu 11.04 o sistema já vem com drivers para a Ricoh Aficio, mas ao instalar o modelo Ricoh-Aficio MP 161 a impressora não parava de expelir papel ao mandar uma impressão. No Ubuntu 13.04 a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com os drivers nativos, mas o modelo MP 201 não funcionou corretamente. O objetivo desse tutorial é configurar um driver funcional para uma impressora Ricoh-Aficio, mesmo uma mais sofisticadas como a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com esse procedimento no Ubuntu Linux ou Mint. Faça esse procedimento e de seu feedback se funcionou para o seu modelo. INSTALANDO A IMPRESSORA: Vamos executar o seguinte comando pelo terminal (Ctrl+Alt+T): $ sudo system-config-printer Será solicitado a senha do usuário para