Pular para o conteúdo principal

Samsung Galaxy S3 com Android Jelly Bean 4.1.2

Atualizei meu Galaxy S3 para a versão 4.1.2 do Android e quero compartilhar as melhorias que estou desfrutando no meu aparelho. Para saber como atualizar a versão do seu Galaxy S3 consulte o link do Smartzone e confira novas versões no site SamMobile. Utilizei a versão da Polônia 4.1.2 lançada agora em dezembro, mas lembrando que mesmo sendo uma versão internacional o Android possuí idioma Português do Brasil disponível.  Quero deixar claro que não estou incentivando a atualização, uma vez que esse procedimento não utiliza mecanismos automáticos presentes no seu aparelho e deve ser feito apenas por  quem tem experiência no assunto. Vamos as melhorias da versão 4.1.2 do Android:



1) Multi-View:

Como sabemos o Android é um sistema multi-tarefas, mas podemos ter apenas um aplicativo por vez em primeiro plano. Com essa nova versão a Samsung disponibilizou a função Multi-View que permite manter dois aplicativos ao mesmo tempo em primeiro plano. Para isso basta segurar a tecla voltar por alguns segundos e uma barra lateral irá aparecer e o usuário poderá arrastar para a tela um novo aplicativo para ficar em primeiro plano, a tela se divide e podemos utilizar os dois aplicativos ao mesmo tempo.




2) Personalização da Barra de Notificações:

Sabe aqueles ícones que a Samsung deixa disponível na barra de notificações, onde você pode ativar e desativar funções tais como Wi-Fi, GPS, Som, Rotação da tela, Bluetooth, Dados móveis, Economia de  energia e outras. Como são muitas funções, agora na versão 4.1.2 o usuário pode escolher quais funções devem ficar visíveis.



3) Rotação inteligente:

Essa nova rotação desativa a rotação automática que utiliza os sensores e passa a utilizar a câmera frontal que analisa a orientação do rosto e gira a tela de acordo com a análise do rosto do usuário. Particularmente não gostei dessa função, pois se não tiver luz o suficiente ou luz demais atrás do seu rosto a tela não gira de maneira nenhuma.



4)  Paper Artist:

Para quem gosta de aplicativos como o Instagram, o Paper Artist possui filtros de imagem maravilhosos que podem ser aplicados e melhor ainda, podem ser customizados com um "pincel" pelo próprio usuário. Gostei muito desse aplicativo, ficou muito legal mesmo.



5) Nova galeria:

Outro aplicativo que foi atualizado foi a galeria, que agora disponibiliza novas formas de visualização para suas imagens. Ficou bem mais rápido e pratico visualizar as imagens, gostei muito das visualizações por agrupamento e espiral.


6) Página de Contexto:

Estranhamente traduzida de Page buddy para Página do colega. Imagine uma página criada dinamicamente no seu Home do Galaxy S3 que não atrapalha em nada seus atalhos já criados e onde terá acesso a Widgets e novos atalhos prontos para uso das principais funções de acordo com o contexto pré-estabelecido. Confuso não, também fiquei ao ler as especificações, mas na  prática fica fácil, pois foi criada uma nova página na tela principal para utilizar os players ao conectar o fone de ouvido por exemplo. Ficou realmente muito prático. Veja a tela abaixo.



Conclusão:

A Samsung trouxe as novidades do Galaxy Note 2 para o Galaxy S3 com muito estilo, o sistema está cada vez mais fluido e rápido e nos testes de benchmark fui surpreendido com a pontuação que subiu de 5200 para 6005 no Quadrant após instalar todos os meus aplicativos, como Facebook, Twitter e Avast que consomem um bom processamento. O Multi-View para escrever um SMS ou Email pesquisando algo no mapa ou na internet ficou perfeito e o Paper Artist satisfaz bem a customização de imagens. Foi um excelente trabalho da Samsung nessa atualização do Android 4.1.2 e ficamos na expectativa da versão 4.2. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server

Fala galera, mais uma super dica de segurança em servidores Linux com Ubuntu Server 18.04 .  Esse servidor é muito versátil para hospedar serviços web, mas quando está em IP público, fatalmente será bombardeado por bots na tentativa de invasão. Uma das principais portas de entrada para isso é a porta 22 usada para acesso SSH. Como trocar a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server? Vamos editar o arquivo de configuração do SSH usando o comando abaixo: # sudo nano /etc/ssh/sshd_config No arquivo sshd_config, localize a configuração #Port 22 (# quer dizer que está comentada). Retire o # e troque o valor 22 por um outro valor da sua escolha, no meu caso coloquei 21022. Salve o arquivo modificado. Vamos reiniciar o serviço do SSH usando o comando abaixo: # sudo /etc/init.d/ssh restart Como garantir que o serviço SSH está rodando na nova porta? Se você desconectar e a porta não for mais a que você espera, perderá totalmente o acesso ao servidor, sendo as

Corrigindo erro ao configurar a conexão OpenVPN no Ubuntu 16.04

Para acessar servidores com maior segurança através de conexões de internet, a melhor opção continua sendo utilizar um servidor OpenVPN . O servidor OpenVPN pode ser instalado em diversos sistemas operacionais gratuitamente, criando assim uma rede virtual entre sua estação de trabalho e o servidor.  Sabendo dessa importância da OpenVPN e a minha necessidade de acessar meus servidores remotos, ao atualizar a minha estação de trabalho para a versão 16.04 do Ubuntu, me deparei com uma mensagem de erro ao configurar uma conexão com um servidor OpenVPN. Nas versões anteriores do Ubuntu, bastava importar o arquivo de configuração gerado pelo servidor OpenVPN e pronto, a conexão já ficava disponível. A mensagem de erro que pode ser vista na figura abaixo: Após um mês do lançamento oficial do Ubuntu 16.04 achei a solução para o problema no fórum AskUbuntu . Seguindo o procedimento abaixo, você poderá importar o arquivo .conf ou .ovpn gerado pelo servidor OpenVPN no s

Configurando uma impressora Ricoh Aficio no Ubuntu Linux

As impressoras multifuncionais da Ricoh estão muito difundidas nas empresas e a configuração das mesmas para usuários do Ubuntu Linux pode até ser simples, graças ao assistente de impressão, mas as coisas podem não funcionar como esperado. A partir do Ubuntu 11.04 o sistema já vem com drivers para a Ricoh Aficio, mas ao instalar o modelo Ricoh-Aficio MP 161 a impressora não parava de expelir papel ao mandar uma impressão. No Ubuntu 13.04 a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com os drivers nativos, mas o modelo MP 201 não funcionou corretamente. O objetivo desse tutorial é configurar um driver funcional para uma impressora Ricoh-Aficio, mesmo uma mais sofisticadas como a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com esse procedimento no Ubuntu Linux ou Mint. Faça esse procedimento e de seu feedback se funcionou para o seu modelo. INSTALANDO A IMPRESSORA: Vamos executar o seguinte comando pelo terminal (Ctrl+Alt+T): $ sudo system-config-printer Será solicitado a senha do usuário para