Pular para o conteúdo principal

Ubuntu 12.04 com Gnome 3, Oracle-JDK 7 e placa Nvidia Optimus

Com o lançamento do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin no final de abril, fiquei instigado a testá-lo como ambiente de desenvolvimento, mas sabia que não seria fácil deixá-lo pronto para o trabalho, pois havia abandonado o Ubuntu na versão 11.04 devido as incompatibilidades e instalabilidades do Unity, inserido como interface padrão no lugar do Gnome. 
Utilizei desde então o Linux Mint 12 com Gnome 3, uma distribuição muito estável e vem pronta com muitas ferramentas, mas descobri que sua atualização para a versão 13 sofreu mudanças na interface MATE e Cinnamon, que nos meus testes não me agradaram muito, com isso tomei coragem de formatar tudo e instalar o Ubuntu 12.04 no meu Notebook Dell XPS-L401X.

Instalação

O processo de instalação do Ubuntu é muito simples e fácil de realizar, basta seguir o assistente tomando cuidado com o passo de particionamento de disco, principalmente se houver outro sistema operacional que queira manter, no meu caso o Windows 7 Home Premium com licença OEM da Dell. A instalação é muito rápida utilizando um pendrive, levando apenas 20 minutos para copiar todos os arquivos e deixar o sistema pronto para uso. Após a instalação veio meu primeiro problema, nessa versão do Ubuntu minha placa de vídeo Nvidia com tecnologia Optimus não foi reconhecida, sendo necessário instalar o pacote Bumblebee para dar suporte a essa tecnologia. Segue abaixo os comandos para instalar o Bumblebee no Ubuntu para funcionar nos computadores Dell com placa de vídeo off-board da NVidia.

$ sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
$ sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

Reinicie o sistema e estará com sua placa de vídeo devidamente instalada.

Interface

Com a placa de vídeo devidamente instalada pude experimentar o Unity com todos os recursos visuais, que realmente são muito bons, com funcionalidades bem modernas e temos atalhos interessantes para a produtividade. Mas tenho utilizado o Gnome 3 que me agrada muito com seus recursos de visualização das aplicações e as janelas de notificações mais modernas. Se tiver interesse em utilizar o Gnome 3 segue abaixo os comandos:

$ sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install gnome-shell

Desenvolvimento Java

Para desenvolvedores que utilizam a linguagem Java para produzir seus sistemas, no Ubuntu 12.04 temos nos repositórios da Canonical o OpenJDK 6 ou 7, mas sua funcionalidade nos sites bancários brasileiros, tais como Banco do Brasil e Itaú-Unibanco, os sistemas de proteção não reconhecem o OpenJDK como uma versão da JVM segura, impedindo a autenticação do usuário. Para quem tiver interesse em instalar o Oracle JDK no Ubuntu 12.04 sem complicação, segue os comandos para serem executados no terminal:

$ sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java 
$ sudo apt-get update 
$ sudo apt-get install oracle-jdk7-installer -y

O comando abaixo pode ser utilizado para selecionar qual versão do JVM será padrão no sistema:
$ sudo update-alternatives --config java

Se tiver interesse em desinstalar o OpenJDK basta executar os comandos abaixo:
$ sudo apt-get autoremove openjdk-6-jre
$ sudo apt-get autoremove openjdk-6-jdk
$ sudo apt-get purge openjdk-\*

Softwares uteis para produtividade:

Dropbox: Software de armazenamento de arquivos na nuvem, compatível com Windows, Linux, Mac, iPhone e Android. Sincronize arquivos com todos os seus dispositivos. Clique no link abaixo para fazer o download:
http://db.tt/EArrVm9

XMind: Software de mapa mental colaborativo. Ferramenta muito útil para gestão de projetos. Clique no link abaixo para fazer o download:
http://www.xmind.net/

Google Chrome: Para instalar o Chrome corretamente no Ubuntu instale o Chromium primeiro através do comando:
$ sudo apt-get install chromium-browser
https://www.google.com/chrome?hl=pt-br

Openshot: Editor de vídeo muito eficiente. Comando para ser instalado:
$ sudo apt-get install openshot

Conclusão:

O Ubuntu 12.04 está se mostrando muito estável e tanto o Unity quanto o Gnome 3 estão muito intuitivos e visualmente agradáveis para o usuário. Comecei minhas atividades de gestão utilizando o LibreOffice para editar planilhas e documentos, desenvolvimento de softwares em Java com Netbeans 7.1.2 e com Eclipse Indigo para desenvolvimento em Android. Estou muito satisfeito com essa versão do Ubuntu e recomendo para ser utilizado como ambiente de desenvolvimento.

Comentários

  1. Algumas pessoas tiveram problemas ao instalar o Ubuntu 12.04 em dual boot com Windows 7, onde após selecionar o SO na lista de boot do GRUB é apresentado o seguinte erro: "error: no such partition"

    Segue abaixo o procedimento para correção:

    1) Inicie o Ubuntu através do disco de instalação (ou USB) e escolha a opção "Experimentar o Ubuntu".

    2) Após o sistema inicializar, abra o terminal e digite os seguintes comandos:

    $ sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
    $ sudo apt-get update
    $ sudo apt-get install -y boot-repair
    $ sudo boot-repair

    3) Ao abrir a aplicação, seleciona a primeira opção para corrigir erros conhecidos e recomendados. Esse procedimento vai levar um bom tempo.

    4) Após a conclusão do boot-repair, reinicie o sistema e selecione o SO desejado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server

Fala galera, mais uma super dica de segurança em servidores Linux com Ubuntu Server 18.04 .  Esse servidor é muito versátil para hospedar serviços web, mas quando está em IP público, fatalmente será bombardeado por bots na tentativa de invasão. Uma das principais portas de entrada para isso é a porta 22 usada para acesso SSH. Como trocar a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server? Vamos editar o arquivo de configuração do SSH usando o comando abaixo: # sudo nano /etc/ssh/sshd_config No arquivo sshd_config, localize a configuração #Port 22 (# quer dizer que está comentada). Retire o # e troque o valor 22 por um outro valor da sua escolha, no meu caso coloquei 21022. Salve o arquivo modificado. Vamos reiniciar o serviço do SSH usando o comando abaixo: # sudo /etc/init.d/ssh restart Como garantir que o serviço SSH está rodando na nova porta? Se você desconectar e a porta não for mais a que você espera, perderá totalmente o acesso ao servidor, sendo as

Corrigindo erro ao configurar a conexão OpenVPN no Ubuntu 16.04

Para acessar servidores com maior segurança através de conexões de internet, a melhor opção continua sendo utilizar um servidor OpenVPN . O servidor OpenVPN pode ser instalado em diversos sistemas operacionais gratuitamente, criando assim uma rede virtual entre sua estação de trabalho e o servidor.  Sabendo dessa importância da OpenVPN e a minha necessidade de acessar meus servidores remotos, ao atualizar a minha estação de trabalho para a versão 16.04 do Ubuntu, me deparei com uma mensagem de erro ao configurar uma conexão com um servidor OpenVPN. Nas versões anteriores do Ubuntu, bastava importar o arquivo de configuração gerado pelo servidor OpenVPN e pronto, a conexão já ficava disponível. A mensagem de erro que pode ser vista na figura abaixo: Após um mês do lançamento oficial do Ubuntu 16.04 achei a solução para o problema no fórum AskUbuntu . Seguindo o procedimento abaixo, você poderá importar o arquivo .conf ou .ovpn gerado pelo servidor OpenVPN no s

Configurando uma impressora Ricoh Aficio no Ubuntu Linux

As impressoras multifuncionais da Ricoh estão muito difundidas nas empresas e a configuração das mesmas para usuários do Ubuntu Linux pode até ser simples, graças ao assistente de impressão, mas as coisas podem não funcionar como esperado. A partir do Ubuntu 11.04 o sistema já vem com drivers para a Ricoh Aficio, mas ao instalar o modelo Ricoh-Aficio MP 161 a impressora não parava de expelir papel ao mandar uma impressão. No Ubuntu 13.04 a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com os drivers nativos, mas o modelo MP 201 não funcionou corretamente. O objetivo desse tutorial é configurar um driver funcional para uma impressora Ricoh-Aficio, mesmo uma mais sofisticadas como a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com esse procedimento no Ubuntu Linux ou Mint. Faça esse procedimento e de seu feedback se funcionou para o seu modelo. INSTALANDO A IMPRESSORA: Vamos executar o seguinte comando pelo terminal (Ctrl+Alt+T): $ sudo system-config-printer Será solicitado a senha do usuário para