Pular para o conteúdo principal

Introdução ao Google Android

Android é a primeira plataforma móvel aberta e totalmente customizável, resultado da união entre Google e gigantes do mercado de telefonia, que formaram a Open Handset Alliance. O Android oferece uma solução completa para operacionalizar dispositivos com características móveis, rodando sobre o núcleo Linux e permitindo aos desenvolvedores escreverem softwares na linguagem de programação JAVA, e ainda desenvolverem e utilizarem bibliotecas nativas em C e C++.

No Android quase tudo é possível, tendo como principal atrativo aos fabricantes a possibilidade de customizar aplicações nativas do sistema, além de possibilitar a troca dessas por versões mais recentes ou totalmente alteradas. Com isso os fabricantes como HTC, Samsung e Motorola possuem seus dispositivos com funcionalidades totalmente customizadas e diferenciadas entre si, trazendo para o usuário experiências de uso bem diferentes, mesmo rodando o mesmo sistema operacional.

Vamos fazer um raio-x do Android:



Linux kernel: o Android usa o kernel do Linux com algumas otimizações, que adicionam novas funcionalidades através de módulos do kernel.

Libraries e Android Runtime - Bibliotecas e Serviços: aqui estão as bibliotecas básicas do sistema tais como a OpenGL/ES para trabalhar com gráficos e a SQLite para trabalhar com Banco de Dados. Aqui também estão os serviços providos para as camadas superiores, incluindo a máquina virtual Java (Dalvik). A maior parte destas bibliotecas e serviços estão desenvolvidos em C e C++. Para desenvolver para essa camada é necessário o uso do Android NDK.

Application Framework: esta camada é desenvolvida quase toda em Java, e faz a interface com as aplicações Android. Ela provê um conjunto de bibliotecas para acessar os diversos recursos do dispositivo como a interface gráfica, telefonia, localizador (GPS), persistência de Banco de Dados, Sistema de Arquivos, e muitos outros.

Aplicações: camada onde ficam as aplicações desenvolvidas em Java para o Android. Nessa camada que nossas aplicações desenvolvidas através do Android SDK serão executadas.

Para maiores informações sobre o Sistema Móvel Google Android acesse aqui. Desenvolvedores interessados na plataforma de desenvolvimento para Android acesse aqui.

Em breve vou disponibilizar um tutorial para montagem do ambiente de desenvolvimento Android completo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server

Fala galera, mais uma super dica de segurança em servidores Linux com Ubuntu Server 18.04 .  Esse servidor é muito versátil para hospedar serviços web, mas quando está em IP público, fatalmente será bombardeado por bots na tentativa de invasão. Uma das principais portas de entrada para isso é a porta 22 usada para acesso SSH. Como trocar a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server? Vamos editar o arquivo de configuração do SSH usando o comando abaixo: # sudo nano /etc/ssh/sshd_config No arquivo sshd_config, localize a configuração #Port 22 (# quer dizer que está comentada). Retire o # e troque o valor 22 por um outro valor da sua escolha, no meu caso coloquei 21022. Salve o arquivo modificado. Vamos reiniciar o serviço do SSH usando o comando abaixo: # sudo /etc/init.d/ssh restart Como garantir que o serviço SSH está rodando na nova porta? Se você desconectar e a porta não for mais a que você espera, perderá totalmente o acesso ao servidor, sendo as

Corrigindo erro ao configurar a conexão OpenVPN no Ubuntu 16.04

Para acessar servidores com maior segurança através de conexões de internet, a melhor opção continua sendo utilizar um servidor OpenVPN . O servidor OpenVPN pode ser instalado em diversos sistemas operacionais gratuitamente, criando assim uma rede virtual entre sua estação de trabalho e o servidor.  Sabendo dessa importância da OpenVPN e a minha necessidade de acessar meus servidores remotos, ao atualizar a minha estação de trabalho para a versão 16.04 do Ubuntu, me deparei com uma mensagem de erro ao configurar uma conexão com um servidor OpenVPN. Nas versões anteriores do Ubuntu, bastava importar o arquivo de configuração gerado pelo servidor OpenVPN e pronto, a conexão já ficava disponível. A mensagem de erro que pode ser vista na figura abaixo: Após um mês do lançamento oficial do Ubuntu 16.04 achei a solução para o problema no fórum AskUbuntu . Seguindo o procedimento abaixo, você poderá importar o arquivo .conf ou .ovpn gerado pelo servidor OpenVPN no s

Configurando uma impressora Ricoh Aficio no Ubuntu Linux

As impressoras multifuncionais da Ricoh estão muito difundidas nas empresas e a configuração das mesmas para usuários do Ubuntu Linux pode até ser simples, graças ao assistente de impressão, mas as coisas podem não funcionar como esperado. A partir do Ubuntu 11.04 o sistema já vem com drivers para a Ricoh Aficio, mas ao instalar o modelo Ricoh-Aficio MP 161 a impressora não parava de expelir papel ao mandar uma impressão. No Ubuntu 13.04 a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com os drivers nativos, mas o modelo MP 201 não funcionou corretamente. O objetivo desse tutorial é configurar um driver funcional para uma impressora Ricoh-Aficio, mesmo uma mais sofisticadas como a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com esse procedimento no Ubuntu Linux ou Mint. Faça esse procedimento e de seu feedback se funcionou para o seu modelo. INSTALANDO A IMPRESSORA: Vamos executar o seguinte comando pelo terminal (Ctrl+Alt+T): $ sudo system-config-printer Será solicitado a senha do usuário para