Pular para o conteúdo principal

Simplicidade em Sistemas Corporativos?

Simplicidade e facilidade de operação são as grandes necessidades das empresas ao desenvolverem soluções para os seus negócios, e podemos ver artigos como esse da IDG Now! - Os gestores desejam aplicações móveis e fáceis de usar que reafirmam essa questão, mas de fato, o que está acontecendo com o desenvolvimento de softwares.

O cenário:

Analisando vários cenários de negócio apresentados hoje ao mercado, podemos observar que as equipes de desenvolvimento de soluções em software estão passando por grandes problemas para atingir as expectativas dos usuários. Hoje as corporações possuem funcionários que durante sua jornada de trabalho fazem uso de ferramentas desenvolvidas para o negócio da empresa (ERP e CRM), mas ao chegarem em casa, ou mesmo ao utilizarem seus smartphones, têm contato com uma realidade feita para ser simples e direta, mais rica em recursos e interatividade com quem as utilizam.

A comparação inevitável:

Sites como Facebook, Twitter, Gmail, Youtube, Saraiva, Submarino e outros com tecnologia on-line para relacionamento, compras e muitos outros serviços trazem uma nova experiência ao usuário, até mesmo instituições bancárias estão aprimorando suas ferramentas para atender esse novo publico que acessa qualquer informação de qualquer lugar. E todo esse conteúdo on-line está presente nos smartphones e tablets com mais simplicidade para usuários com menos conhecimento. Agora ao chegar na empresa, para fazer um simples pedido de vendas por exemplo, o sistema exige tamanha burocracia que já desmotiva totalmente o usuário.

Visão de Projeto e Processo de Desenvolvimento:

Os projetos de TI possuem um risco muito maior do que se pensa, podendo ultrapassar 400% do orçamento com apenas 25% dos recursos esperados, segundo estudo da Harward Business Review. Com esse risco, a chance do desenvolvimento do projeto fracassar é muito alta, por isso como gestores dos projetos de software temos que pensar nesse novo cenário em que os usuários estão inseridos e aproveitar os modelos já criados para as plataformas móveis.

Conclusão:

Munido dessas informações que estão preocupando os gestores de TI, estamos com um desafio enorme para atender nossos clientes com soluções simples e completas para  o cenário corporativo, com isso não temos outra solução além da melhoria no processo de desenvolvimento e a escolha das plataformas de desenvolvimento mais eficientes e produtivas.

Em breve teremos artigos práticos para o uso da metodologia ágil, e exemplos com as plataformas de desenvolvimento para simplificar a construção de soluções corporativas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server

Fala galera, mais uma super dica de segurança em servidores Linux com Ubuntu Server 18.04 .  Esse servidor é muito versátil para hospedar serviços web, mas quando está em IP público, fatalmente será bombardeado por bots na tentativa de invasão. Uma das principais portas de entrada para isso é a porta 22 usada para acesso SSH. Como trocar a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server? Vamos editar o arquivo de configuração do SSH usando o comando abaixo: # sudo nano /etc/ssh/sshd_config No arquivo sshd_config, localize a configuração #Port 22 (# quer dizer que está comentada). Retire o # e troque o valor 22 por um outro valor da sua escolha, no meu caso coloquei 21022. Salve o arquivo modificado. Vamos reiniciar o serviço do SSH usando o comando abaixo: # sudo /etc/init.d/ssh restart Como garantir que o serviço SSH está rodando na nova porta? Se você desconectar e a porta não for mais a que você espera, perderá totalmente o acesso ao servidor, sendo as

Corrigindo erro ao configurar a conexão OpenVPN no Ubuntu 16.04

Para acessar servidores com maior segurança através de conexões de internet, a melhor opção continua sendo utilizar um servidor OpenVPN . O servidor OpenVPN pode ser instalado em diversos sistemas operacionais gratuitamente, criando assim uma rede virtual entre sua estação de trabalho e o servidor.  Sabendo dessa importância da OpenVPN e a minha necessidade de acessar meus servidores remotos, ao atualizar a minha estação de trabalho para a versão 16.04 do Ubuntu, me deparei com uma mensagem de erro ao configurar uma conexão com um servidor OpenVPN. Nas versões anteriores do Ubuntu, bastava importar o arquivo de configuração gerado pelo servidor OpenVPN e pronto, a conexão já ficava disponível. A mensagem de erro que pode ser vista na figura abaixo: Após um mês do lançamento oficial do Ubuntu 16.04 achei a solução para o problema no fórum AskUbuntu . Seguindo o procedimento abaixo, você poderá importar o arquivo .conf ou .ovpn gerado pelo servidor OpenVPN no s

Configurando uma impressora Ricoh Aficio no Ubuntu Linux

As impressoras multifuncionais da Ricoh estão muito difundidas nas empresas e a configuração das mesmas para usuários do Ubuntu Linux pode até ser simples, graças ao assistente de impressão, mas as coisas podem não funcionar como esperado. A partir do Ubuntu 11.04 o sistema já vem com drivers para a Ricoh Aficio, mas ao instalar o modelo Ricoh-Aficio MP 161 a impressora não parava de expelir papel ao mandar uma impressão. No Ubuntu 13.04 a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com os drivers nativos, mas o modelo MP 201 não funcionou corretamente. O objetivo desse tutorial é configurar um driver funcional para uma impressora Ricoh-Aficio, mesmo uma mais sofisticadas como a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com esse procedimento no Ubuntu Linux ou Mint. Faça esse procedimento e de seu feedback se funcionou para o seu modelo. INSTALANDO A IMPRESSORA: Vamos executar o seguinte comando pelo terminal (Ctrl+Alt+T): $ sudo system-config-printer Será solicitado a senha do usuário para