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Móvel Primeiro - Mobile First

Todos sabemos que a necessidade de acesso à internet de qualquer lugar está puxando o mercado de smartphones e em um futuro bem próximo teremos os tablets mais acessíveis, que vão contribuir ainda mais para superioridade da internet móvel em relação a convencional utilizadas nos PCs. Vou apresentar alguns motivos para que equipes de desenvolvimento comecem a adotar o conceito de Mobile First em seus futuros projetos.

1 - A mobilidade está em alta:

Sabemos que os telefones celulares já acessam a internet a anos, mas com os smartphones houve um aumento enorme no consumo de dados tanto para navegação web, quanto para aplicativos que fazem uso de dados remotos. As operadoras móveis estão investindo pesado em suas redes para comportar o tráfego exigido por esses dispositivos. E isso só está começando:
  • De acordo com dados do Gartner, publicados em junho de 2011 como parte do seu relatório “Quadrante Mágico para Plataformas Móveis de Aplicativos para Consumidores”, 5 bilhões de smartphones estavam em atividade em 2010 e esse número deverá exceder 6,7 bilhões até 2015, criando enormes oportunidades para empresas de consumo.
  • As vendas de smartphones superou a venda de PCs em 2011.
  • Mais da metade dos usuários de smartphones gasta mais de 30 minutos em aplicativos móveis e navegação web em seus aparelhos.
A construção de aplicativos com o conceito Mobile First garantem as empresas que mais rapidamente atendam essa demanda crescente de usuários de alto consumo por mobilidade, visto que essa é a plataforma da nova geração.

2 - As plataformas móveis mantem o foco no negócio:

Dispositivos móveis forçam a equipe de desenvolvimento a focar apenas nos dados que são mais importantes para o usuário e disponibilizam somente ações que realmente serão uteis no aplicativo. Se pensarmos bem, não há espaço nas telas que começam em 320 x 480 pixels para informações desnecessárias, não dá para ficar enfeitando. A equipe tem que priorizar.

Pensando assim, uma equipe de projetos com conceito Mobile First chegará a resultados com foco direto nas necessidades chave do usuário, deixando de lado aqueles itens que podem desviar a atenção do negócio que o sistema foi projetado para atender. O foco é a boa experiência de usuário exigida pela facilidade de mobilidade trazendo assim benefícios visíveis ao seu negócio.

3 - Características das funcionalidades presentes nos dispositivos móveis:

Os sistemas computacionais que temos hoje foram construídos sobre uma base simples de interação com o usuário, baseados em inputs de teclado e mouse e outputs sonoros e visuais. Mesmo a internet foi baseada em conceitos simples scripts, marcações e estilos. Os desenvolvedores fazem peripécias com java-script, flash, plugins e outros recursos para melhorar a experiência online do usuário, construindo páginas cada vez mais pesadas e requerendo PCs muito mais poderosos para conseguir executar com desempenho seus navegadores (carregados de plugins) e aplicativos para seus negócios.

Mas os novos dispositivos móveis e suas aplicações nativas estão introduzindo recursos interessantes que deixam muitos PCs, navegadores e aplicativos para trás. Vamos considerar apenas alguns recursos oferecidos pela plataforma Android: Localização precisa através de GPS, orientação do usuário a partir de uma bussola digital, tela multi-touch para entrada de um ou mais gestos simultâneos, acelerômetro para determinar o posicionamento do dispositivo, uma ou mais câmeras para captura de imagem e vídeo, sensores de luminosidade e muito mais...

As plataformas móveis disponibilizam as equipes de desenvolvimento uma paleta completa de recursos para criar aplicações jamais vistas, sensíveis a um contexto nunca antes analisado e uma interatividade muito mais rica com o usuário.

Essas são as razões que estão direcionando minhas estratégias de coordenação, análise e implementação de projetos de software.

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