Pular para o conteúdo principal

Recuperando o GRUB com Dual Boot Linux e Windows

Tive alguns problemas com o GRUB na instalação do Ubuntu 12.04 com Windows 7 e agora passei pelo mesmo problema na instalação do Ubuntu 13.04 com o Windows 8, sendo assim esse procedimento pode ser utilizado a partir do Ubuntu 12.04 e qualquer versão de Windows. Se receber a mensagem de erro ao selecionar uma opção de boot "error: no such partition" não se desespere, basta seguir os passos abaixo e tudo voltará ao normal.

Instalando o boot-repair:

1) Caso seu sistema não esteja realizando o boot adequadamente, utilize o Live CD de instalação do Ubuntu ou o pendrive que utilizou para a instalação. Se perdeu o boot do Windows e está executando apenas o Linux pode realizar o mesmo procedimento, o mesmo acontece se reinstalou o Windows e perdeu o boot do Linux, basta utilizar um pendrive com o Ubuntu e selecionar a opção Try Ubuntu (Experimente o Ubuntu).

2) Após iniciar o Ubuntu, abra o terminal para executar os seguintes comandos:

$ sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install -y boot-repair
$ sudo boot-repair

3) Ao abrir a aplicação boot-repair, selecione a primeira opção "Reparação recomendada". Isso irá corrigir os problemas mais frequentes. Esse procedimento vai levar um tempo, não se preocupe, basta aguardar e no final receberá a confirmação se tudo correu como esperado.

4) Após a conclusão do boot-repair, reinicie o computador. Não se esqueça de selecionar o HD como boot principal novamente, pois nele será apresentada a lista de boot do GRUB. Escolha o Sistema Operacional desejado e o mesmo será carregado normalmente.



Opções avançadas do boot-repair:

Nas opções avançadas do boot-repair podemos alterar várias configurações do GRUB, desde o tempo de espera para o auto-boot até a localização do GRUB e sistema padrão a ser iniciado. Se precisar customizar algo a mais de uma olhada nas opções.


Instalando o GRUB Customizer:

Na instalação do Windows, temos uma partição auxiliar de 100 a 200 MBytes que está normalmente no sda1 do seu HD. Ao executar o boot-repair essa partição aparece na lista de boot do GRUB causando um certo incomodo, pois a mesma é inicializável, mas pode causar problemas. No meu caso quando selecionei essa partição o Windows iniciou normalmente, mas perdeu a ativação. Com o GRUB Customizer você pode alterar as configurações do GRUB e remover essa entrada da lista. Siga os passos abaixo:

1) Abra o terminal e execute os seguintes comandos:


$ sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install grub-customizer
$ sudo grub-customizer

2) Encontre a entrada chamada "Windows 8 (loader) (em /dev/sda1)". Clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione "Remover". Caso a versão do seu Windows seja outro, o mesmo terá seu nome na descrição da lista.

3) Clique em Salvar e aguarde o software realizar a operação. Ao reiniciar o sistema verá que sua lista de boot estará sem a opção que removeu. Se tiver algum problema com esse procedimento, basta executar o boot-repair e o GRUB será reinstalado com todas as entradas novamente.


Não deixe de contribuir com seus comentários! Siga-me no Twitter e acompanhe atualizações do BLOG.

Grande abraço e obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server

Fala galera, mais uma super dica de segurança em servidores Linux com Ubuntu Server 18.04 .  Esse servidor é muito versátil para hospedar serviços web, mas quando está em IP público, fatalmente será bombardeado por bots na tentativa de invasão. Uma das principais portas de entrada para isso é a porta 22 usada para acesso SSH. Como trocar a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server? Vamos editar o arquivo de configuração do SSH usando o comando abaixo: # sudo nano /etc/ssh/sshd_config No arquivo sshd_config, localize a configuração #Port 22 (# quer dizer que está comentada). Retire o # e troque o valor 22 por um outro valor da sua escolha, no meu caso coloquei 21022. Salve o arquivo modificado. Vamos reiniciar o serviço do SSH usando o comando abaixo: # sudo /etc/init.d/ssh restart Como garantir que o serviço SSH está rodando na nova porta? Se você desconectar e a porta não for mais a que você espera, perderá totalmente o acesso ao servidor, sendo as

Corrigindo erro ao configurar a conexão OpenVPN no Ubuntu 16.04

Para acessar servidores com maior segurança através de conexões de internet, a melhor opção continua sendo utilizar um servidor OpenVPN . O servidor OpenVPN pode ser instalado em diversos sistemas operacionais gratuitamente, criando assim uma rede virtual entre sua estação de trabalho e o servidor.  Sabendo dessa importância da OpenVPN e a minha necessidade de acessar meus servidores remotos, ao atualizar a minha estação de trabalho para a versão 16.04 do Ubuntu, me deparei com uma mensagem de erro ao configurar uma conexão com um servidor OpenVPN. Nas versões anteriores do Ubuntu, bastava importar o arquivo de configuração gerado pelo servidor OpenVPN e pronto, a conexão já ficava disponível. A mensagem de erro que pode ser vista na figura abaixo: Após um mês do lançamento oficial do Ubuntu 16.04 achei a solução para o problema no fórum AskUbuntu . Seguindo o procedimento abaixo, você poderá importar o arquivo .conf ou .ovpn gerado pelo servidor OpenVPN no s

Configurando uma impressora Ricoh Aficio no Ubuntu Linux

As impressoras multifuncionais da Ricoh estão muito difundidas nas empresas e a configuração das mesmas para usuários do Ubuntu Linux pode até ser simples, graças ao assistente de impressão, mas as coisas podem não funcionar como esperado. A partir do Ubuntu 11.04 o sistema já vem com drivers para a Ricoh Aficio, mas ao instalar o modelo Ricoh-Aficio MP 161 a impressora não parava de expelir papel ao mandar uma impressão. No Ubuntu 13.04 a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com os drivers nativos, mas o modelo MP 201 não funcionou corretamente. O objetivo desse tutorial é configurar um driver funcional para uma impressora Ricoh-Aficio, mesmo uma mais sofisticadas como a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com esse procedimento no Ubuntu Linux ou Mint. Faça esse procedimento e de seu feedback se funcionou para o seu modelo. INSTALANDO A IMPRESSORA: Vamos executar o seguinte comando pelo terminal (Ctrl+Alt+T): $ sudo system-config-printer Será solicitado a senha do usuário para