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Procura-se: O básico da tecnologia

"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida." Lao-Tsé.

Para os gestores de TI, a busca por profissionais qualificados a fim de compor suas equipes tem sido um desafio constante, principalmente pela lacuna de conhecimento imposta ao mercado que sofre com falta de cursos complementares de informática. Como a tecnologia está cada vez mais avançada, as instituições de ensino se vêem obrigadas a lidar com as novidades e acabam deixando de lado atividades que podem fazer muita falta para um profissional de TI em sua carreira. Hoje nos deparamos com analistas de sistemas e engenheiros da computação, que não sabem lidar com situações adversas em suas ferramentas de trabalho e acabam perdendo muito tempo por não saber o básico de hardware e software.

Um cenário bem diferente de 10 a 15 anos atrás, onde os profissionais se deparavam o tempo todo com situações adversas em seus computadores de trabalho. Era obrigatório o conhecimento básico de hardware e softwares para manter os equipamentos funcionando e aptos para a produção. Hoje com a constante evolução dos computadores e sistemas operacionais o cenário mudou, tudo já vem "pronto" para o uso, mas em caso de problemas e falhas o cenário se complica.



Vamos ver alguns passos para ajudar no conhecimento de atividades básicas para a criação do ambiente de trabalho:

1) Ambiente físico de trabalho: O profissional deve conhecer o hardware que vai trabalhar, isso inclui as conexões do computador como as portas USB, rede cabeada ou wireless, recursos de vídeo juntamente com o monitor e outros dispositivos que podem ser muito bem utilizados, como bluetooth e leitores cartão de memória. Normalmente existe um padrão de configuração para os dispositivos da empresa, tudo isso é importante para o profissional expandir seus conhecimentos sobre arquitetura de rede e o ambiente que está trabalhando, principalmente no uso de domínio de rede que restringe suas ações ou regras de firewall que podem comprometer o funcionamento de algumas ferramentas.

Um bom exemplo de problema nesse sentido acontece quando existe na política de redes da empresa o acesso restrito às redes sociais como Facebook e Twitter. Ferramentas de desenvolvimento Java como Netbeans e Eclipse que utilizam o Apache Maven podem ter sérios problemas com essa restrição, pois alguns artefatos do repositório do Maven são ligados ao Facebook e Twitter e são impedidos de serem carregados corretamente, causando assim problemas no deploy.


2) Sistema Operacional Windows: Para profissionais que trabalham em ambiente Windows não tem muito o que fazer a respeito de sua instalação, hoje a maioria dos fornecedores de computadores e notebooks possuem sistemas OEM onde o Windows já vem pré-instalado. Mesmo assim o profissional que irá trabalhar nessa plataforma deverá configurá-la para tirar o máximo proveito de seus recursos, isso inclui contas de email, reparticionamento do disco rígido, instalação de softwares de apoio como anti-vírus e é claro as ferramentas de trabalho como compiladores, ferramentas de controle de versão e etc. Quanto mais o profissional conhecer de seu sistema operacional, mais produtivo ele pode se tornar.


3) Sistema Operacional Linux: Para profissionais que vão trabalhar com esse sistema operacional, tudo passa a ser customizado, desde a distribuição Linux até o processo de instalação junto com o ambiente de trabalho. O procedimento de instalação pode gerar mais confiança ao profissional, que passa a ter total domínio sobre seu equipamento de trabalho. A utilização de distribuições mais amigáveis como o Ubuntu, fazem do Linux um ambiente muito mais produtivo, mais eficiente e robusto. Para o desenvolvimento Web ou Java será o ambiente ideal para a sua equipe.



4) Ferramentas de trabalho: Os profissionais que optam por trabalhar com Java precisam primeiramente instalar as ferramentas que vão ser utilizadas no dia-a-dia de trabalho. Crie tutoriais que ensinam os padrões adotados pela empresa, quais ferramentas são utilizadas, plugins e recomendações para aumentar a produtividade do profissional.  O conhecimento traz confiança e a montagem desse ambiente de trabalho será muito produtivo para um iniciante. Netbeans, Eclipse, Maven, Subversion, Git, Jenkins CI, JBoss e muitas outras ferramentas são importantes para o currículo de um profissional de TI. De subsídios para aumentar o conhecimento de sua equipe, isso será muito importante no futuro.


TREINAMENTO DO CONHECIMENTO:

As empresas precisam adotar padrões de trabalho para obter qualidade em seus produtos, isso é muito importante em áreas de desenvolvimento de softwares. Documentar esses padrões e repassá-los como treinamento para os profissionais irão garantir equipes homogêneas em conhecimento, aumentando assim a produtividade. Sabemos que apenas a leitura desses documentos não são o suficiente para a formação desses profissionais, sendo assim a realização de atividades que colocam em prática os conceitos é a melhor forma de treinamento. Vamos praticar da seguintes forma:

1) Treinamento utilizando sistemas legados do seu portfolio: Gerar manutenções ou aperfeiçoamentos em sistemas já existentes podem agregar rapidamente novos conhecimentos para um profissional de TI.

2) Mantenha tutoriais com instruções de trabalho atualizados, mas esses tutoriais devem ser de fácil acesso e atualização. Sempre que houver duvida oriente os profissionais a utilizar a documentação e se faltar alguma informação a mesma pode ser atualizada. Ferramentas de Wiki são perfeitas para preenchimento desses tutoriais.


O DokuWiki é uma ótima opção. Todos os membros da equipe podem e devem contribuir para a atualização das instruções.



CONCLUSÃO: 

O conhecimento básico de tecnologia está cada vez mais distante das cadeiras de instituições de ensino. Fica a cargo das empresas incentivarem a busca desses conhecimentos para aprimorar suas equipes. As novas gerações de profissionais que possuem amplo domínio de novas tecnologias, podem facilmente aprender sozinhos tais conhecimentos, sendo necessário apenas a orientação adequada para superar as dificuldades.



O compartilhamento de informações dentro da equipe é importante para a evolução de cada um, sendo assim crie mecanismos para que essas informações sejam acessíveis facilmente, principalmente para os novos membros de sua equipe. Assim vamos criar profissionais versáteis, que sabem se virar nas questões básicas do seu dia-a-dia.

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