Pular para o conteúdo principal

Samsung Galaxy S2 com ICS 4.0

Todo desenvolvedor de software deve sempre estar a frente do mercado, no que diz respeito aos Sistemas Operacionais onde seus produtos vão ser executados. Toda vez que um novo SO é anunciado devemos ficar atentos as mudanças e novidades informadas pelo fabricante, e assim que uma versão beta estiver disponível, devemos utilizá-la para os testes de nossos aplicativos.
Em 2012 estamos repletos de novidades em Sistemas Operacionais, pois os maiores fabricantes do mercado estão anunciando o lançamento de seus sistemas com grandes mudanças, com novos conceitos e grandes saltos tecnológicos.
Estou testando alguns desses sistemas e posso adiantar que estou muito empolgado com os resultados obtidos nas versões beta. No caso do Android a versão ICS 4.0.3 que acabei de instalar no meu Samsung Galaxy S2 ficou ótima e já estou testando minhas aplicações. Para os interessados, segue abaixo o link dos Sistemas Operacionais que na minha opinião vão chamar a atenção dos usuários em breve:

Instalando o Android Ice Cream Sandwich 4.0.3

Como meu aparelho foi comprado em uma operadora brasileira, ainda não está disponível a nova versão do Android ICS 4.0.3, por isso instalei uma versão retail, encontrada em um tutorial na internet. Quero deixar claro que não estou incentivando a troca de versão fora dos meios normais das operadoras, visto que isso pode acarretar na perda de garantia de seu aparelho, e no pior caso, transformar seu aparelho em um caro peso de papel. Se tiverem interesse na troca de versão, eu acompanho alguns blogs que possuem ótimos tutoriais para isso, tais como o Diário do Android, Mestre Android, Smartzone e outros. Para o Samsung Galaxy S2 eu utilizei esse tutorial do Smartzone.


Opiniões sobre a nova versão

Minhas primeiras impressões sobre a nova versão são as melhores possíveis, fiquei muito satisfeito com o resultado do trabalho feito pelo Google no ICS e pela Samsung no desempenho do Galaxy S2, mas é claro, nem tudo são flores, algumas questões me preocupam tanto como usuário como desenvolvedor. 
  • Compatibilidade de softwares: Muitos softwares que utilizo como usuário (tinha 80 softwares instalados na versão 2.3.4) funcionaram perfeitamente no ICS, mas uns 20% dos softwares não rodaram, informando que não são compatíveis, a maioria deles jogos.
  • Customização dos fabricantes de aparelhos: Como podem ver na maioria dos posts sobre a atualização do Galaxy S2, a Samsung manteve o TouchWiz, seu launcher padrão que não mudou NADA e ainda mascara as melhorias no Android ICS. Para resolver isso instalei um novo launcher exclusivo para o ICS, o APEX Launcher. O discador também ficou o mesmo, e sinceramente já era ruim, agora ficou pior, pois tiraram a unificação feita no atalho do telefone e do contato que eram acessíveis na mesma tela.
  • Desempenho: Estou realmente impressionado com isso, pois o Android ICS está visivelmente mais rápido que a versão 2.3. Usando o Quadrant obtive a pontuação impressionante de 4124. Pude observar que muitas instruções que utilizo em meus aplicativos estão sendo executadas rapidamente, principalmente consultas aos sensores, GPS e a utilização das APIs dos serviços do Google.
  • Aparência das aplicações: Os aplicativos do Android ICS estão maravilhosos, o novo tema deixou os componentes de tela muito mais bonitos e atraentes aos usuários. Uma diferença visível para usuários de Galaxy S2 é que o preto, agora realmente é preto, pois nas versões anteriores parecia que a cor das telas estavam saturadas e o preto ficava acinzentado.

Conclusão

Essas são as minhas opiniões sobre a nova versão 4.0.3 do Android no Samsung Galaxy S2, e realmente estou muito satisfeito, e empolgado com as mudanças que ainda estão por vir no Android. Com a promessa do Google para a diminuição na fragmentação das versões fornecidas pelos fabricantes, esperamos facilitar o desenvolvimento de softwares para essa plataforma. Como falei anteriormente, os testes são muito importantes para manter a qualidade dos softwares na atualização dos Sistemas Operacionais, e logo logo teremos muito mais aparelhos rodando o Android ICS 4.0, forçando os desenvolvedores a preparar melhor suas aplicações, que podem parar de funcionar devido as novas APIs. 
Segue abaixo algumas imagens do meu aparelho atualizado.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server

Fala galera, mais uma super dica de segurança em servidores Linux com Ubuntu Server 18.04 .  Esse servidor é muito versátil para hospedar serviços web, mas quando está em IP público, fatalmente será bombardeado por bots na tentativa de invasão. Uma das principais portas de entrada para isso é a porta 22 usada para acesso SSH. Como trocar a porta default do SSH no Ubuntu 18.04 Server? Vamos editar o arquivo de configuração do SSH usando o comando abaixo: # sudo nano /etc/ssh/sshd_config No arquivo sshd_config, localize a configuração #Port 22 (# quer dizer que está comentada). Retire o # e troque o valor 22 por um outro valor da sua escolha, no meu caso coloquei 21022. Salve o arquivo modificado. Vamos reiniciar o serviço do SSH usando o comando abaixo: # sudo /etc/init.d/ssh restart Como garantir que o serviço SSH está rodando na nova porta? Se você desconectar e a porta não for mais a que você espera, perderá totalmente o acesso ao servidor, sendo as

Corrigindo erro ao configurar a conexão OpenVPN no Ubuntu 16.04

Para acessar servidores com maior segurança através de conexões de internet, a melhor opção continua sendo utilizar um servidor OpenVPN . O servidor OpenVPN pode ser instalado em diversos sistemas operacionais gratuitamente, criando assim uma rede virtual entre sua estação de trabalho e o servidor.  Sabendo dessa importância da OpenVPN e a minha necessidade de acessar meus servidores remotos, ao atualizar a minha estação de trabalho para a versão 16.04 do Ubuntu, me deparei com uma mensagem de erro ao configurar uma conexão com um servidor OpenVPN. Nas versões anteriores do Ubuntu, bastava importar o arquivo de configuração gerado pelo servidor OpenVPN e pronto, a conexão já ficava disponível. A mensagem de erro que pode ser vista na figura abaixo: Após um mês do lançamento oficial do Ubuntu 16.04 achei a solução para o problema no fórum AskUbuntu . Seguindo o procedimento abaixo, você poderá importar o arquivo .conf ou .ovpn gerado pelo servidor OpenVPN no s

Configurando uma impressora Ricoh Aficio no Ubuntu Linux

As impressoras multifuncionais da Ricoh estão muito difundidas nas empresas e a configuração das mesmas para usuários do Ubuntu Linux pode até ser simples, graças ao assistente de impressão, mas as coisas podem não funcionar como esperado. A partir do Ubuntu 11.04 o sistema já vem com drivers para a Ricoh Aficio, mas ao instalar o modelo Ricoh-Aficio MP 161 a impressora não parava de expelir papel ao mandar uma impressão. No Ubuntu 13.04 a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com os drivers nativos, mas o modelo MP 201 não funcionou corretamente. O objetivo desse tutorial é configurar um driver funcional para uma impressora Ricoh-Aficio, mesmo uma mais sofisticadas como a Ricoh-Aficio 2035e funcionou com esse procedimento no Ubuntu Linux ou Mint. Faça esse procedimento e de seu feedback se funcionou para o seu modelo. INSTALANDO A IMPRESSORA: Vamos executar o seguinte comando pelo terminal (Ctrl+Alt+T): $ sudo system-config-printer Será solicitado a senha do usuário para